terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quem disse que XADREZ não é emocionante? - CONFIRA!!! (Carlsen x Grischuk)



Que saudade..

Professores podem realizar inscrição para mestrado gratuito em matemática até 26/10

Professores interessados em realizar mestrado gratuito em matemática podem se inscrever no exame de admissão do Profmat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) até as 23h59 do dia 26 de outubro, pelo site www.profmat-sbm.org.br. É cobrada taxa de inscrição de R$ 39.
O Profmat é um programa de pós-graduação gratuito, reconhecido pelo MEC/CAPES (Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A prioridade é para professores da rede pública, que podem solicitar bolsas de estudo da Capes, no valor de R$ 1.200. Também são oferecidas vagas para os demais candidatos.
São oferecidas 1.575 vagas em 67 polos em todos os estados e no Distrito Federal - 80% das vagas são destinadas para professores das redes públicas da educação básica que atuem na docência de matemática. No momento da inscrição, o candidato deve indicar a instituição associada e o polo em que deseja estudar. As vagas para cada instituição podem ser consultadas aqui.
O exame será realizado no dia 26 de novembro, a partir das 13h. Serão 35 questões de múltipla escolha, com peso de 70% da prova, e três questões dissertativas, que irão compor 30% da nota final. A prova avaliará os seguintes itens:
  • Construção de significados para os números;
  • O conhecimento geométrico e a realidade;
  • Grandezas e medidas e resolução de problemas do cotidiano;
  • Variações de grandezas;
  • Resolução de problemas algébricos;
  • Organização de dados e tratamento da informação.
O resultado será divulgado no no prazo máximo de seis semanas após a realização do exame. Outras informações podem ser obtidas no edital do programa.

Guia básico para você vencer nos cash games micro-limits

Imagem de kevindooley

O que são cash games micro-limits?

Micro-limits são os cash games NL2 a NL25, isto é, os jogos com cacife (ou buy-in) de 2 a 25 dólares. Nesses jogos, os valor dos blinds varia de 0,01/0,02 a 0,10/0,25.

Qual a diferença entre os micro-limits e as mesas de buy-ins maiores, como $100 ou $200?

A diferença principal é a qualidade dos jogadores. Nos micro-limits você vai encontrar muitos jogadores iniciantes, jogadores fracos e maníacos/malucos. Pelo valor em jogo ser relativamente baixo, a quantidade jogadores extremamente agressivos é alta. Isso tem um lado bom e um lado ruim. O bom é que sempre tem alguém que paga quando você tem uma mão forte. O lado ruim é que você pode ter dificuldade para se encontrar no jogo e se adaptar à mesa.

Além dos jogadores que não valorizam o próprio dinheiro, você encontra também os iniciantes que jogam de maneira tímida e nunca dão raise, só pagam os blinds e os aumentos dos adversários. Essa combinação de adversários tight e loose torna os jogos micro-limit muito interessantes, mas também muito difíceis.

Para facilitar sua vida e ajudá-lo a dominar os cash games micro, siga as orientações abaixo. São dicas e estratégias simples, sem firulas, mas muito eficientes. Elas ajudarão a mantê-lo longe de situações difíceis.

Como vencer nos cash games micro (NL2 a NL25)

1) Esqueça o roubo de blinds: veja flops baratos com mãos de bom potencial

É bom você ter isso em mente: você não vai ganhar muito dinheir só roubando os blinds. No NL4, por exemplo, o small blind é de 0,02 centavos e o big blind é de 0,04. Vale a pena roubar 6 centavos de dólar?

Até vale. O roubo de blinds acaba dando um gás quando você não estiver recebendo cartas boas, mas não se engane. Na maioria das vezes, você teria feito melhor em ver um flop barato com mais adversários e tentar flopar uma mão monstro. Ou então roubar o pote após o flop com uma aposta continuada.

O fato de o nível dos adversários nos limites menores ser muito baixo torna essa estratégia lucrativa. Quando você conseguir uma trinca ou sequência, alguém vai pagar. Alguém vai pagar se tiver top pair, ou até mesmo middle pair.

Não se preocupe em dar raises quando estiver no button se sua mão for um lixo. Não há motivo para fazer um raise de $0,14 com, por exemplo, 6♠2♣ e roubar $0,06. Largue sua mão e bola para a frente.

Foque em tentar ver flops baratos e conseguir mãos grandes. Jogue bastante cartas conectadas e naipadas, ases naipados, pares baixos. Tente flopar grande, uma trinca, sequência ou flush. Dois pares também já vale, na maioria dos casos.

Quando você flopar uma mão monstro, vá com tudo para tomar toda a pilha de fichas do adversário. Se não conseguir nada, não se envolva: largue a mão e não coloque mais dinheiro no pote.

Minimize os prejuízos e maximize seus lucros. É assim que deve ser.

2) Jogue agressivamente com mãos iniciais altas

Se por um lado você deve tentar ver flops baratos com mãos de bom potencial, por outro lado você deve jogar agressivamente quando tiver uma mão forte antes do flop. Se você tiver um par alto (JJ ou maior), AK, AQ ou KQ, não deixe seus adversários pagarem barato para ver o flop. Se todo mundo correr e você levar apenas os blinds, paciência. Você jogou certo.

O que não pode é você correr o risco de alguém derrubar seu KK com uma mão lixo, tipo 7♣ 4♠. Expulse as mãos fracas antes do flop e faça seus adversários pagarem caro para ver as cartas. Ao apostar forte com suas as mãos boas você aumenta o pote desde o início e consegue extrair o máximo de valor dele após o flop.

3) Faça muita aposta continuada

Falando em após o flop, imagino também que você já saiba do poder de uma boa aposta continuada. Sempre que você entrar em um pote com raise, faça o seu c-bet após o flop.Faça o c-bet 100% das vezes, mesmo que o flop não tenha ajudado nada. Você vai perder as contas de quantos potes vai levar com ele.

Se o adversário pagar sua aposta continuada, você deve supor que ele tem uma mão legítima e provavelmente está o derrotando. Por isso, não aposte mais no turn nem tente blefar, a menos que você tenha dois pares ou mão maior.

4) Respeite os raises e reraises dos adversários

Não invente nem pense demais. As pessoas blefam menos do que você imagina. Respeite os raises e principalmente os reraises (também conhecidos como 3-bet) dos seus oponentes. Ao menos até que eles se mostrem maníacos que dão reraise com 72o.

Na prática isso significa que você não deve jogar mãos vulneráveis, como AJ ou KQ, e deve largar também os pares pequenos quando levar um 3-bet. Claro que se você tiver KK ou AA, você volta de all-in. Mas com QQ e AK a situação não é tão clara. Você não deve entrar em all-in com essas mãos a menos que o adversário tenha poucas fichas. Se ele tiver uma pilha de fichas grande, é melhor você desistir do pote.

5) Jogue em posição e facilite sua vida

Se você acompanha o Como Jogar Poker, você já sabe da importância da posição no poker. Não se envolva em potes grandes fora de posição a menos que você tenha uma mão forte. Prefira entrar nas mãos quando você estiver no button ou no cutoff. É dessas posições que você vai lucrar mais. O fato de você agir por último e ver seus adversários agirem antes de você é a maior vantagem que você pode ter no poker. Isso vale para qualquer limite, seja NL2 ou NL1000.

Conclusão

Para vencer nos micro-limits, não é necessário ter grande leitura de jogo nem habilidades extraordinárias no poker. Você estará diante de uma grande variedade de adversários fracos, mas deve tomar cuidado. O segredo é você errar menos que os outros e aproveitar para lucrar em cima do erro dos seus adversários. Jogue com paciência, não se envolva em potes grandes a menos que você esteja forte e não tente blefar. Quando tiver uma mão monstro, vá para as cabeças e tente tomar toda a pilha de fichas do oponente.

Boa sorte e bom jogo!----


Fonte: www.ComoJogarPoker.net

Post retirado do blog QueroSerShark

domingo, 16 de outubro de 2011

Bruce Lee - A lenda


Bruce Lee (São Francisco, 27 de novembro de 1940 — Hong Kong, 20 de julho de 1973. É considerado o artista marcial mais importante do século XX. Foi o responsável pela popularização dos filmes de Hong Kong no mundo.

Desde cedo Bruce Lee treinava Tai Chi com seu pai e também aprendeu Wing Chun dos 13 aos 18 anos com o famoso mestre Yip Man, no qual foi apresentado ao estilo pelo seu amigo William Cheung em 1954. Anos mais tarde, o próprio William Cheung disse que Bruce Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun, ultrapassando em pouco tempo a habilidade de muitos alunos mais antigos. Bruce tinha uma facilidade acima do comum para aprender e executar os movimentos ensinados pelo seu mestre. Como em muitas das escolas de artes marciais na época, os alunos eram ensinados por outros alunos mais graduados. Mas Yip Man começou a treinar Lee em particular após alguns alunos se recusarem a treiná-lo, pelo fato de que sua mãe não era totalmente chinesa (o avô materno de Bruce era alemão e sua avó Chinesa) e a maioria dos chineses naquele tempo recusavam-se a ensinar artes marciais aos ocidentais e aos mestiços.


Após a guerra, Hong Kong era um lugar difícil de se crescer. Havia diversas gangues pelas ruas da cidade e Lee foi muitas vezes forçado a lutar contra elas. Mas Bruce gostava de desafios um contra um e por diversas vezes enfrentou membros dessas gangues. Mesmo com o pedido de seus pais para que ele se afastasse desse cotidiano, pouco adiantou. Devido aos desafios que Bruce venceu as confusões vinham naturalmente até ele.
Aos 18 anos de idade, Bruce Lee foi para os Estados Unidos, com 100 dólares no bolso e 2 títulos de campeão de Boxe de 1957 e 1958 de Hong Kong. Depois de viver em São Francisco por vários meses, ele se mudou para Seattle no outono de 1959, para continuar seus estudos e trabalhou para Ruby Chow como garçom e lavador de pratos em seu restaurante.

Ruby era esposa de um amigo de seu pai. Seu irmão mais velho Peter Lee também acolheu Bruce Lee em Seattle para uma pequena estadia. Em dezembro de 1960, Lee concluiu o ensino médio e recebeu seu diploma da Edison Technical School (agora Seattle Central Community College, localizado em Capitol Hill, Seattle).

Em março de 1961, matriculou-se na Universidade de Washington e estudou filosofia. Também estudou teatro e psicologia. Foi na Universidade de Washington que conheceu sua futura esposa, Linda Emery, com quem se casaria em agosto de 1964.

Bruce teve dois filhos com Linda, Brandon Lee e Shannon Lee.


De todas as partes do corpo que Bruce Lee desenvolveu, os seus músculos abdominais eram os mais espetaculares: sólidos como pedra ao toque, profundamente cortados e altamente definidos. Bruce acreditava que os abdominais eram um dos mais importantes grupos musculares para um artista marcial já que virtualmente todo movimento requer algum grau de trabalho abdominal.


Ele sentia que muitos artistas marciais daqueles dias não tinham aptidão física necessária para acompanhá-lo. A esposa de Lee, Linda Emery, afirma que o seu falecido marido "era um fanático por treinos abdominais. Estava sempre a fazer sit-ups, abdominais, movimentos de cadeira romanos, elevações de perna, e V-ups."

De acordo com algumas notas iniciais de Lee, o seu treino diário abdominal incluía:

Torção de Cintura - quatro séries de 90 repetições.
Sentar para cima (sit-ups) com torções - quatro séries de 20 repetições.
Elevações de perna - quatro séries de 20 repetições.
Torções inclinadas - quatro séries de 50 repetições.
Pontapés em posição de rã - quatro séries de 50 repetições.

A convite de Ed Parker, Lee apareceu em 1964 no Long Beach International Karate Championships para apresentações de suas flexões sobre os dedos (usando o polegar e o dedo indicador). No mesmo evento em Long Beach, também apresentou o famoso "soco de uma polegada".


Seu voluntário para a demonstração do soco foi Bob Baker de Stockton, Califórnia. "Eu disse a Bruce que não faria esse tipo de demonstração de novo", lembrou. "Quando ele me deu um soco da última vez, eu tive que ficar em casa sem trabalhar, porque a dor no peito era insuportável."

Foi em 1964 em um campeonato onde Lee conheceu o mestre de taekwondo, Jhoon Rhee. Os dois desenvolveram uma amizade - uma relação em que ambos se beneficiaram como artistas marciais. Jhoon Rhee ensinou seu chute lateral a Lee, e em retribuição Lee o ensinou o seu "soco telegráfico".

Lee também apareceu em 1967, no Long Beach International Karate Championships e realizou diversas apresentações, incluindo o famoso soco "imparável" contra o campeão mundial de karatê, Vic Moore. Lee disse que ia dar um soco em seu rosto, e tudo o que Moore tinha que fazer era tentar bloqueá-lo. Lee deu alguns passos para trás e perguntou se Moore estava pronto, Moore faz sinal positivo com a cabeça, Lee então deu um soco em linha reta diretamente para o rosto de Moore, e parou antes do impacto. Em oito tentativas, Moore não conseguiu bloquear qualquer dos socos.

O pai de Lee, Hoi-Chuen era um famoso astro da ópera cantonesa. Bruce foi introduzido em filmes em uma idade muito jovem e apareceu em vários curtas ainda em preto-e-branco quando era criança. Lee teve seu primeiro papel ainda como um bebê. Na época em que tinha 18 anos, ele já tinha aparecido em vinte filmes.

Nos Estados Unidos entre 1959 e 1964, Lee abandonou os pensamentos de uma carreira no cinema em favor da dedicação total às artes marciais. William Lee Dozier o convidou para uma audição após assistir uma de suas apresentações de artes marciais. Lee impressionou tanto os produtores com sua agilidade que ganhou o papel de Kato ao lado de Van Williams na série de TV O Besouro Verde. O show durou apenas uma temporada, de 1966 a 1967. Além disso apareceu diversas vezes em participações em várias séries televisivas, incluindo Ironside (1967) e Here Come the Brides (1969). Em 1969, Lee fez uma breve aparição em seu primeiro filme estadunidense Marlowe onde interpretava um capanga contratado para intimidar o detetive particular Philip Marlowe (interpretado por James Garner), esmagando o seu escritório com chutes e socos. Em 1971, Lee atuou em quatro episódios da série de televisão Longstreet como o instrutor de artes marciais do personagem principal Mike (interpretado por James Franciscus).

De acordo com declarações feitas por Bruce Lee, e também por Linda Lee após a morte de Bruce, em 1971, Bruce lançou uma série de televisão de sua autoria intitulado "A Warrior", discussões que também foram confirmados pela Warner Bros. Segundo Cadwell, no entanto, a ideia de Lee foi adaptada e rebatizada de Kung Fu, mas a Warner Bros não lhe deu nenhum crédito. Em vez disso o papel do monge Shaolin do Velho Oeste, foi dado ao então não-artista marcial David Carradine pelo medo de um heroi chinês não agradar ao público.

Não estando satisfeito com seus papéis de apoio nos EUA, Lee retornou para Hong Kong. Sem saber que "O Besouro Verde" tinha sido exibido e feito muito sucesso em Hong Kong sendo oficialmente chamado de "O Show do Kato", foi surpreendido ao ser reconhecido na rua como a "estrela" do show. Então lhe foi oferecido um contrato de cinema pelo lendário diretor Raymond Chow para estrelar dois filmes produzidos por sua produtora Golden Harvest. Lee atuou seu primeiro papel principal em O Dragão Chinês (1971) que foi um enorme sucesso de bilheteria em toda a Ásia e o lançou ao estrelato. Logo em seguida atuou em A Fúria do Dragão (1972) que quebrou os recordes de bilheteria anteriormente estabelecidos pelo Dragão Chinês. Tendo terminado o seu primeiro contrato de dois anos, Lee negociou um novo contrato com a Golden Harvest. E depois formou sua própria companhia Concord Productions Inc, com Chow. Para o seu terceiro filme, O Vôo do Dragão (1972), foi dado o controle completo de produção do filme como o escritor, diretor, astro e coreógrafo das cenas de luta. Em 1964, em uma demonstração em Long Beach, Califórnia, Lee tinha encontrado o campeão de Karate Chuck Norris. Em O Vôo do Dragão, Lee e Norris apresentam aos espectadores uma luta final em pleno Coliseu, de Roma que é considerada uma das mais memoráveis da história dos filmes de luta.


No final de 1972, Lee começou a trabalhar em seu quarto filme, O Jogo da Morte. Começou a filmar algumas cenas, incluindo sua sequência de luta com a estrela do basquete estadunidense Kareem Abdul-Jabbar de 2,18m, um ex-aluno.


A produção foi interrompida quando a Warner Brothers ofereceu a oportunidade de Lee estrelar em Operação Dragão, o primeiro filme a ser produzido em conjunto pela Golden Harvest e Warner Bros. Este filme seria o foguete de Lee para a fama na Europa e nos Estados Unidos, no entanto, apenas alguns meses após a conclusão do filme e 6 dias antes do seu lançamento 26 de julho de 1973, Lee morreu misteriosamente.

Posteriormente, Operação Dragão se tornaria uma das maiores bilheterias do ano e Lee uma lenda das artes marciais. Foi feita com o custo de $ 850.000 em 1973 (equivalente a US $ 4 milhões). Até à data, Operação Dragão arrecadou mais de $ 200 milhões no mundo inteiro. O filme provocou uma febre pelas artes marciais, simbolizadas em canções como "Kung Fu Fighting" e programas de TV como o Kung Fu.


Robert Clouse, o diretor de Operação Dragão, e Raymond Chow tentou terminar O Jogo da Morte, filme incompleto que Lee também foi escalado para escrever e dirigir. Lee tinha feito mais de 100 minutos de gravação, incluindo outtakes, para o Jogo da Morte antes da ser filmagem interrompida para lhe permitir trabalhar em Operação Dragão. Além de Abdul-Jabbar, George Lazenby, mestre de Hapkido Ji Han Jae Lee e outro praticante, Dan Inosanto também apareceram no filme.

Em 10 de Maio de 1973, Lee desmaiou no estúdio Golden Harvest, enquanto fazia o trabalho de dublagem para o filme Operação Dragão. Ele sofreu convulsões e dores de cabeça e foi imediatamente levado para um hospital de Hong Kong, onde os médicos diagnosticaram edema cerebral. Eles foram capazes de reduzir o inchaço com a administração de manitol. Esses mesmos sintomas que ocorreram em seu primeiro colapso depois foram repetidos no dia da sua morte.

Em 20 de julho de 1973, Lee foi a Hong Kong, para um jantar com o ex-James Bond George Lazenby, com quem pretendia fazer um filme. Segundo sua esposa, Linda Lee, Lee encontrou o produtor Raymond Chow às 2 da tarde em casa, para discutir a realização do filme Jogo da Morte. Eles trabalharam até as 4 da tarde e depois dirigiram juntos para a casa da colega Lee Betty Ting, uma atriz de Taiwan. Os três passaram o script em casa e, em seguida Chow se retirou.

Mais tarde, Lee se queixou de uma dor de cabeça, e Ting deu-lhe um analgésico, Equagesic, que incluía aspirina e um relaxante muscular. Cerca de 7:30 da noite, foi se deitar para dormir. Quando Lee não apareceu para jantar, Chow chegou ao apartamento, mas não viu Lee acordado. Um médico foi chamado, que passou dez minutos tentando reanimá-lo antes de enviá-lo de ambulância ao hospital. Lee foi dado como morto no momento em que chegou ao hospital.

Não houve lesão externa visível, porém de acordo com relatórios da autópsia, o seu cérebro tinha inchado consideravelmente, passando de 1.400 a 1.575 gramas (um aumento de 13%). Lee tinha 32 anos. A única substância encontrada durante a autópsia foi Equagesic. Em 15 de outubro de 2005, Chow declarou em uma entrevista que Lee morreu de hiperalergia ao relaxante muscular "Equagesic", que ele descreveu como um ingrediente comum em analgésicos. Quando os médicos anunciaram a morte de Lee oficialmente, o país considerou uma enorme "desgraça".

A controvérsia ocorreu quando o Dr. Don Langford, que foi médico pessoal de Lee em Hong Kong e o havia tratado durante seu primeiro colapso acreditava que o "Equagesic não foi único remédio envolvido no primeiro colapso de Bruce."

No entanto o professor RD Teare, um cientista forense da Scotland Yard que supervisionou mais de 1000 autópsias, foi o perito superior designado para o caso Lee. Sua conclusão foi que a morte foi causada por um edema cerebral agudo devido a uma reação aos compostos presentes na prescrição de remédios como o Equagesic.

Sua esposa Linda voltou para sua cidade natal, Seattle, e foi enterrado no lote 276 do Cemitério Lakeview. Seu caixão foi carregado no funeral, em 31 de julho de 1973, por Taky Kimura, Steve McQueen, James Coburn, Chuck Norris, George Lazenby, Dan Inosanto, Peter Chin, e seu irmão Robert Lee.


A morte de Lee ainda é um tema de controvérsia.


Fonte: Pimenta no Olho

Realidade


sábado, 15 de outubro de 2011

Feliz Dia do Professor!!

Queria parabenizar a todos os professores que passaram pela minha, vida alguns deles que estiveram presentes na minha infância.. Madalena, Rosinete, Antonio, mas em especial Madalena (responsável pela escolha da minha carreira), Ivanilda (que praticamente me ensinou tudo o que eu sei sobre Língua Portuguesa) e a professora Diva, a quem ainda tenho muito carinho.
Também queria agradecer a todos os demais, professores universitários, em especial ao Adan, Sinvaldo e ao professor mais bruto, humilde e de bom coração que eu já  conheci, o professor José Adonai, orientador do meu TCC.
Queria também agradecer aos treinadores da Pokerstaregy, em especial ao Victormm, que me ensinou muito enquanto era o treinador da Big Stack Strategy..
Fica aqui meu agradecimento, inclusive ao meu irmão também, meu professor de inglês e a todos os demais que deixaram um pouco de si mesmos em mim e que levarei para o resto da vida..
Não há muitos adjetivos que caibam ao professor que não sejam os mesmos que usamos quando queremos nos referir a um herói ou a um mártir.. assim é todo professor hoje em dia.. um herói e mártir.. que vai morrer exercendo sua profissão mesmo com todos os problemas e se alimentando de pequenos sucessos (casos isolados).. porque geralmente quando falamos algo de importante a 40 crianças e pelo menos 1 muda por isso, já valeu à pena todo o sacrifício e sofrimento.. porque abrir os olhos de alguém é algo realmente divino.. geralmente um homem que desperte e que decida mudar de classe social ou que decida mudar uma realidade nefasta, leva consigo ao sucesso no mínimo os seus familiares, às vezes uma classe inteira, às vezes uma nação inteira, exemplos não faltam, um dos mais fortes é Chico Mendes.
Também queria falar um pouco sobre o poker.. depois de um tempo oscilando, estou jogando de forma mais firme. Em parte acho que a oscilação que estava enfrentando se devia ao fato de estar lendo 2 livros de cash 6max.. que é um jogo muito mais agressivo e de mto mais 3bets, check-raises e re-raises.. acho que estava lendo esses livros e tentando aplicar (conscientemente ou inconscientemente) os conceitos que estava assimilando, obviamente alguns serviam mas muitos outros não, porque full ring é um jogo muito mais tight e geralmente só jogamos por valor, pelo menos da NL25 pra baixo.. outra coisa que descobri (ou redescobri) é acreditar na minha leitura, em outras palavras ser menos desconfiado.. uma ex-namorada minha me dizia direto que eu era muito desconfiado.. rsrsrs.. e acho que no poker isso estava me fazendo perder muito dinheiro.. por isso geralmente quando algo (intuição, experiência, leitura) me diz pra foldar, não penso muito.. e como resultado, minhas sessões estão ficando mais tranquilas.. isso é algo que inclusive está presente nos livros que andei lendo sobre 6 max, o escritor diz: "Quando não souber se está atrás ou à frente, dê fold.".. e é isso que estou fazendo, além de respeitar os re-raises pós flops, especialmente contra vilões desconhecidos. Se vejo alguem me dando raise com TP ou menos, faço uma nota e me adapto. Se vejo alguem me dando raise constantemente começo a observá-lo até ter uma boa leitura do infeliz, faço uma nota e me adapto, mas geralmente re-raise flop, turn  ou river em full ring é monstro, simples assim.

Outra coisa é com relação ao mestrado, já se formaram os grupos que irão fazer o trabalho final do curso, eu e mais  3 amigos iremos fazer o nosso trabalho, que provavelmente será sobre Jogos e Matemática.. tem amigos que já estão mechendo os pauzinhos para entrar no doutorado, eu sinceramente não me decidi ainda se quero isso.. esse é o caminho natural das coisas mas tem certas coisas que acontecem dentre os acadêmicos que não me agrada.. além disso sinto falta de dormir mais, assistir mais tv, sair mais.. curtir mais as futilidades que tenho como hobie.. e viver toda uma vida de trabalho e responsabilidades sem fim e nem descanço, me assusta.. não que eu não goste de ter responsabilidades, mas também preciso ter tempo pra fazer as coisas que gosto.. inclusive jogar xadrez, tocar violão.. o que há séculos não faço.

Abraço


FJ