quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Uma das coisas que aprendi para poder crescer um pouco, é que só podemos nos deixar influenciar pelos pensamentos, expectativas, frustrações, julgamentos e convicções de quem puder nos ajudar a crescer.. tem pessoas que tem o poder de nos inspirar.. outras tem o poder de nos roubar de nós mesmos.. nos transformam e transformam o mundo naquilo que eles julgam ver, mas apenas se lhe damos algum crédito.. diante destes últimos, devemos fechar os olhos.. como dizia um antigo sábio, nem tão antigo assim: "Absorva o últil, descarte o inútil e acrescente o que é unicamente seu."
Enfim, nós devemos escolher com cuidado quem será realmente capaz de nos ensinar alguma coisa..

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A verdade da Educação pelos olhos de um professor iniciante..

Não é novidade para ninguém que a educação no nosso país não vive bons tempos.. muito pelo contrário. E sendo este meu primeiro ano como professor, que acaba de fechar o ano letivo nas duas escolas em que trabalho, acabei chegando a algumas conclusões.. muito tristes e ao mesmo tempo muito antigas.. também de certo modo, desafiantes..
A verdade é que o sistema educacional brasileiro é totalmente contraditório e sombrio.. se apoia em normas nobres e que não são cumpridas na realidade, são um verdadeiro jogo de hipocrisia que só servem para esconder a verdadeira realidade que é: a educação brasileira está interessada em números. Isto não quer dizer que há um excessivo valor à minha amada disciplina, a matemática.. mas há um excessivo valor aos índices que "medem" o nível de qualidade da educação em um país, na verdade índices que medem mais a quantidade do corpo discente do que qualquer outra coisa..
E isto está tão presente que não existe mais liberdade para que os professores sejam professores e os alunos sejam alunos.. todos viram instrumentos, meios para se alcançar um objetivo, obviamente financeiro a longo prazo, que é alcançar índices ideais que possam igualar a educação brasileira à educação de países desenvolvidos..
Consequentemente, o que importa é que a máquina educacional esteja funcionando.. lotando e aprovando os alunos que chegam aos montes, nas escolas, institutos federais e universidades de todo país.. mas sem contudo, oferecer dignas condições de trabalho ou salário digno aos profissionais da educação..
E o resultado disto é que os professores não tem mais autonomia para reprovar um aluno que não saiba ler ou que apresente dificuldade nas 4 operações básicas ou que mostre desisnteresse para com as aulas.. e como consequencia.. o nível de aprimoramento e de qualidade de ensino em todo o país beira ao ridículo como todos sabem.. é uma verdadeira bola de neve.. em que o sitema corrompe a educação maquiada de nobres valores, a educação corrompe os alunos que são nivelados por baixo de modo que os mesmos aprendem que não é mais necessário estudar e o sitema também corrompe os professores que não possuem  mais autonomia para exercer um digno trabalho e reprovar aqueles alunos que achar necessário, pois se o fizer, certamente perderá seu emprego por não estar mais servindo a ideologia do sistema.. e será tachado como mau professor. Esta é a realidade. Nada mais que isto.
Ao bom e bem intencionado professor cabe apenas um caminho: alcançar a excelência, conseguir  ensinar e tranformar os seus alunos em agentes de mudança.. mas como ser execelente professor se a maioria deles trabalham no mínimo 40 horas por semana para poderem sobreviver? 
Realmente é algo muito difícil, mas talvez não seja impossível..

FJ