quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O roteiro: Dica de Phil Gordon






Artigo escrito por Phil Gordon.

Em um esforço para simplificar minhas decisoes, toda vez que é a minha vez de jogar, eu tento pensar através do mesmo roteiro na minha cabeça:

Estao os meus adversários jogando conservador? Agressivamente? Estao eles inseguros?
Quais sao as maos que meus adversários sao prováveis de ter?
O que os meus adversários pensam que tenho?

Uma vez que eu tenho a resposta a primeira questao, e sinto confiante acerca do meu leque de respostas para a segunda e terceira questoes, eu passo para a pergunta mais importante:
Devo eu apostar ou dar raise?
Se eu acho que tem a melhor mao, eu quase sempre responderei "Sim" e apostarei ou darei raise.
Se eu acho que posso forçar adversários fracos para fora do pote com esta aposta ou com futuras apostas, eu quase sempre responderei "Sim" e aportarei ou darei raise.

Se nao me parecer que apostar ou dar raise é a decisao certa, eu passo para a última pergunta:
Eu devo dar mesa (check)?

Se eu acho que tenho a pior mao, eu quase sempre responderei "Sim" e eu darei mesa (check) ou fold. Se eu penso que meus adversários estao fortes, eu quase sempre responderei "Sim" e check ou fold. Depois de uma análise cuidadosa, se nao tenho certeza se eu deveria dar raise e também nao tenho certeza se eu deveria dar fold (fugir), sinto-me confiante que pagar uma aposta (ou dar check) está correto.
Acho que, mesmo em situaçoes óbvias, através da execuçao do roteiro de pensamento eu freqüentemente encontro oportunidades que os outros jogadores podem perder. E respondendo a questao do raise antes da questao "fold" e "call" estou garantindo um jogando agressivo e vencedor.
Tente usar esse roteiro da próxima vez que voce se sentar a mesa e ver se simplifica suas decisoes e torna as decisoes de seus adversários em decisoes mais complicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário