domingo, 29 de maio de 2011

A Filosofia dos dois pontos (..)


Certa vez uma amiga minha me perguntou: Francisco, por que você usa dois pontos ao invés de três?
Eu até aquele momento não havia percebido esse meu costume.. mas descobri algumas questões interessantes depois de analisá-lo..
Primeiramente, percebi que a razão de usar (..) dois pontos ao invés de três (...) ou um (.) é o fato de eu gostar de escrever como falo.. desde as minhas épocas de ensino médio quando fazia redações para o vestibular tinha o hábito de sempre procurar escrever de maneira muito parecida com a forma que eu falava.. então usar dois pontos ao invés de três ou apenas um, ao meu modo de ver dá um ritmo ao texto.. e ao mesmo tempo confere ao leitor a oportunidade de refletir sobre o que foi falado anteriormente.. sem necessariamente induzi-lo a ter que pensar no que viria a ser a razão pela qual o autor escreveu ou digitou certos três pontos.. quanta raiva me dá quando vejo três pontos em algum texto ou numa frase.. como se o escritor quisesse dizer que tem algo mais a dizer, mas que não o quer fazê-lo.. como por exemplo: Você pergunta a alguem por msn: "Tudo bem com você?" e a outra pessoa responde: "Tudo..." (aaaa VTNC..) o objetivo dos dois pontos não é esse, é apenas o de levar a uma rápida reflexão e dar ritmo ao texto.
Quão surpreso eu fiquei quando percebi que alguns dos meus amigos derrepente adotaram o uso dos dois pontos principalmente nas conversas por msn.. acho que eles nem perceberam que eu fui o criador de tal sinal.. espero que futuramente os livros de português me deêm o devido crédito..
Quanta baboseira... hauahuahau...
FJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário