domingo, 11 de dezembro de 2011

Cuidados com o poker!

E aí galera, tudo beleza?
Resolvei escrever este artigo depois de uma semana muito agitada fora das mesas. Nesta semana acabei conversando com muita gente que está completamente apaixonada pelo nosso esporte, e que de um certo modo, consegui enxergar um incrível erro de leitura destas pessoas em relação ao jogo de poker profissional.
Antes de eu mostrar para vocês minhas conclusões, quero alertar para um fato importante. Pq vocês acham que nenhum de nós, acorda um dia e decidi ser jogador profissional de basquete e tentar carreira na NBA? Ou pq você não decide em dia normal da semana pegar o avião e fazer sua inscrição para o Rolland Garros e começar sua maravilhosa carreira de tenista profissional?
Com perguntas como estas na cabeça, fiquei refletindo durante toda a semana. Obviamente a resposta é sempre a mesma, você não tem acesso, nem condições para tentar um voo tão alto como os que citei ácima! Entretanto, pq no poker as pessoas não enxergam este obstáculo e alimentam estes sonhos como se eles fossem uma realidade rápida e cristalina em suas vidas?
Durante esta semana, conheci pessoas normais, celebridades, que por coincidência citaram em todas as conversas a mesma linha de pensamento. A idéia de que o poker é fascinante mas fácil, que ele é adrenalizante mas não requer um esforço como no tenis e no basquete para se tornar profissional, isso para nós que vivemos do poker não é muito estranho?

Eis que comecei a refletir sobre o eminente perigo que está dentro deste pensamento e resolvi fazer um artigo de alerta e minha principal mensagem gira em torno do seguinte pensamento, "Jogue poker por diversão, por hobby, SÓ! Se quiser entrar no cenário profissional, dedique-se tanto ou mais que o Basquete e o Tenis, pois caso contrário ele vai te destruir!".
É isso mesmo, a falsa imprensão de que se pode jogar poker contra qualquer um, a qualquer preço e em qualquer cenário é mortal para o amador, não se engane meu amigo, você vai perder tempo e dinheiro e não vai entender nunca o pq só as mesmas pessoas ganham. Em um primeiro e vasto momento vai lhe parecer sorte, contas protegidas, roubo ou seja lá o que for, e você pode passar a vida inteira sem entender o que é, mas o volume de conhecimento e estudo por trás deste jogo é ABSURDO!
É muito difícil conseguir aliar a carreira de jogador profissional de poker com uma outra profissão normal que ocupe a maior parte do seu dia. A partir do momento que você se envolve com o poker e esta falsa imprensão de "facilidade" você acaba perdendo o foco do seu emprego e também não tendo tempo suficiente para descobrir que o poker é muito complexo, e esta combinação na minha modesta opinião é bombástica.
Minha intenção com este artigo, como uma pessoa que quer o bem do nosso esporte e que cada mais vez apareçam praticantes por todo o Brasil é de passar a mensagem que quem não é profissional de poker, jogue poker apenas por DIVERSÃO. Você não sai de casa de quarta feira a noite para jogar futebol society com seus amigos e espera voltar com lucro no bolso certo? Você vai jogar para se divertir, curtir com os amigos, dar risada, e é exatamente esta visão que você deve ter do poker!

Entretanto, tem gente que realmente quer ser profissional, correr o circuito internacional, para estas pessoas a mensagem é a de sempre, dedicação e estudo 100% do seu tempo é a única saída, não tem conversa, somente o foco total nesta profissão irá fazer com que você tenha alguma chance de realizar de fato o seu sonho. Milhares e milhares de jovens tentam carreira no futebol todos os dias e menos de 1% tem sucesso, no poker é a mesma coisa, não tem milagre galera!

Nesta última semana vi amadores falando de poker como se soubessem o caminho das pedras, termos técnicos equivocados, linhas de pensamentos do jogo completamente deficitárias, isso quando é dentro do cenário da diversão é um tesão pq gera piadas, risadas, sacanagens e tal, porém quando entra no cenário profissional do jogo é catastrófico. Tribet não é três vezes o valor do big blind, bet/fold de KK no flop com A high não é das linhas mais lucrativas, portanto, pare, pense, e se você for inteligente vai perceber que existe muito mais coisa entre aquele jogo que para você parece uma competição de quem acerta mais flops, turns e rivers e que para nós não é de carta.

Muitas pessoas podem indagar minhas análises deste artigo dizendo que quando comecei eu tinha uma profissão e dediquei tempo parcial para conseguir dar o primeiro pulo, até um certo ponto é verdade mas o grande diferencial foi que desde o primeiro momento eu percebi qual seria o caminho, o quão longe eu estava de ter o conhecimento técnico para virar profissional e daí por diante eu batalhei muito, estudei feito um louco sabendo que meu dia teria que ter 30 horas para trabalhar trazendo dinheiro para casa e estudar o que eu queria que fosse minha profissão no futuro, finais de semana então nem se fala, era vídeo aula e livro o tempo todo a ponto de começar a colocar minhas relações pessoais em abalo pois eu estava muito focado. Se você está disposto a batalhar deste modo então desejo toda sorte do mundo, mantenha o foco e tenho certeza que você irá conseguir.

Valeu galera, grande abraço a todos,
André Akkari
POKER STARS TEAM PRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário