quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tirando o maximo proveito do seu HUD

Um HUD é uma ferramenta muito útil que é exclusivo para poker online. Ela nos ajuda a visualizar dados em tempo real sobre os nossos adversários. Poker é um jogo de informação, e quanto mais tivermos, melhor deveríamos ser capazes de jogar. Usar um HUD é algo que você deve considerar fortemente, supondo que você não esteja usando um já. Mas a informação é inútil a menos que você compreenda como utilizá-lo, de modo que este COTW será todo sobre as estatísticas do HUD, você pode considerar usar e como usá-los melhor.

(Tenha em mente que este post vai ser mais sobre as estatísticas HUD que eu uso. Podemos discutir o dia todo estatísticas que são úteis, mas no final do dia, há espaço limitado para estatísticas, e devemos usar as que estamos mais acostumados e compreender o seu uso e implementação. Também deve ser notado que um HUD é pessoal, diferentes tipos de jogadores vão usar estatísticas diferentes. Eu costumo ser LAG e você vai notar que muitas de minhas estatísticas giram em torno de saber quantas vezes um jogador vai dar fold para uma jogada que eu faço. Se você jogar TAG, você pode querer considerar estatísticas que giram em torno de quantas vezes o seu oponente irá dar call com mãos piores. Experimente estatísticas que funcionam bem para você e use a informação que permite você a otimizar seu tempo nas mesas.)


Basicas:

VPIP

Esta é uma das mais importantes estatísticas. Diz-nos quantas vezes os nossos adversários estão colocando dinheiro no pote voluntariamente (colocar os blinds e não colocar mais nenhum centavo no pote nesta mão não conta como VPIP). Eu, pessoalmente uso código de cores nesta estatística para que eu possa rapidamente ver se alguém está jogando muitas mãos, muito poucos, e ter uma ideia rápida no seu estilo de jogo.

PFR

Esta stat caminha lado a lado com VPIP (e também é codificada por cor). Diz-nos quantas vezes este jogador está dando raise pré-flop. Esta stat deve ser levada em consideração com VPIP. Um PFR 15% pode parecer elevada, mas não há uma grande diferença no tipo de jogador entre um 17/15 e um 72/15. Esta stat também pode ser fortemente comparada com o ATS.

AF ou (AFq)

Esta seção é salva para Mpethy. Eu não uso nenhuma dessas estatísticas, por isso ele é o homem para conversar sobre ela.

ATS

Atempt To Steal de um jogador é muito importante para nós. Isso nos dá uma ideia imediata da consciência posicional do jogador que é inestimável para nós. Assim, um jogador pode ser 16/13 com um ATS de 35%, e outro 16/13 com um ATS de 15%. O jogador com a ATS de 15% não é muito posicionalmente consciente, e não joga mãos fracas a partir de LP da mesma forma que um jogador com 35% de ATS faria. Por isso, ajuda-nos com muitas informações, da seu range de 3B para o seu range de open raise de MP2. Também lembro que ATS é relativo ao VPIP de um jogador e PFR. ATS é muito útil para que possamos construir nosso range de 3B. Dizem que um que rouba, ter uma ATS alta e um Foldv3B alto, então podemos matematicamente entrar no Poker Stove, fazer alguns cálculos de O-Range Vs C-Range, e descobrir um range de 3B ideal, tamanho e frequência.

3B

Esta estatística diz-nos quantas vezes um jogador dá 3 bet preflop. Esta estatística pode nos ajudar a enquadrar um jogador num range quando 3B, mas também pode nos ajudar a planejar se vamos ou não roubar ou fazer um jogo pré-flop certo (como 4b/fold/flat). Certifique-se de verificar as estatísticas posicionais na 3B, como muitos jogadores tigths são 3B'rs em EP / MP, mas têm 3B range maiores a partir do buton e blinds (geralmente devido a seu alto resteal %).

CB

Saber quantas vezes um jogador da CB no flop é muito importante para nós. Se um jogador tem uma CB alta, digamos + 80%, então sabemos que eles vão muitas vezes disparar uma CB no flop independentemente do seu valor da mão. Se um jogador tem uma CB baixo, digamos 40%, e disparar uma CB no flop, podemos supor que eles provavelmente têm uma mão de valor mais forte. Algumas vezes podemos usar CB para nos ajudar a planejar mãos no preflop. E também podemos usar o seu status CB, juntamente com a sua ação no flop, para nos tornar melhores jogadores. Digamos que um 14/8 CB: 55% da raise UTG, e damos call do BU com 22 e ver o flop HU. O flop é Js 6c 5h, e ele da check para nós. Bem, a sua CB% nos faz pensar que ele só CB suas mãos fortes, e, portanto, sua seleção é fraca. Assim, podemos disparar uma aposta aqui e esperar que ele largue uma grande% das vezes, dando fold na parte lógica AK/77/88/99/TT do seu range.

Hands

Outra estatística muito importante. Nós sempre queremos ter o tamanho da amostra em consideração. Se temos 500 mãos de alguém, então podemos assumir as suas estatísticas são mais "reais" do que alguém com apenas 30 mãos. Eu considero uma amostra inicial de 200 mãos para começar, 500 um tamanho da amostra decente, e 1K + um tamanho de amostra grande. Mas também me lembro que as pessoas mudam seus estilos. Então, eu só mostro as estatísticas de 3 últimos meses dos jogadores. Estatísticas velhas são inúteis se fossem 11/7, mas agora jogar 16/14.

Intermediárias:

FoldvCB

Esta é uma estatística muito útil para nós. Se soubermos que um jogador esta dando fold em inúmeras de nossas CB, então gostaríamos de dar CB com nossos blefes quase sempre independente da textura, porque ele têm uma tendencia de dar fold. Se soubermos que um jogador tem um FoldvCB baixo, digamos 35%, então gostaríamos de dar VB como um demônio, e consideramos não dar CB ou atirar vários barrels como blefes. Você pode usar “CallflopCB” se você quiser, porém não leva em consideração quantas vezes eles dão raise nas CB, e meu estilo é baseado em torno de fold, em primeiro lugar, então eu uso FoldvCB.

Foldv3B

Para jogadores que fazem muito resteal esta estatística é uma obrigação. Diz-nos quantas vezes este jogador da fold diante de uma 3B. Isto poderia significar que eles fazem open raise, ou mesmo call, e recebem uma 3B. Se eu estou sempre considerando um resteal, eu quero verificar com que frequência posso roubar o jogador e então fazer alguns simples cálculos de O-Range e C-Range se eu posso fazer uma 3B rentável. Como o jogo continua a amadurecer, esperamos que este numero fiquem constantemente menores. Ter um Foldc3B de 80% costuma ser padrão, mas hoje en dia a maioria dos bons ladrões estão mantendo seu Foldv3B em torno de 65%.

Você pode usar esta stat para muitos fins. Se você esta considerando um squeeze, você pode olhar o Foldv3B do originar raiser e dos que deram call. Você pode utilazar para blefar. Você também pode considerar para dimensionar sua VB 3B. Se você conhece alguém que tem uma Foldv3B de 15%, e que está constantemente dando call a 3B, independentemente, então quando você 3B AA você deve considerar usar um tamanho maior para obter um valor adicional. Lembre-se que isto é relativo para open raise também. É muito comum ver um 10/8 com um Foldv3B de 40%. Bem isto é porque o seu O-Range e tão intrinsecamente forte que ele não esta largando mãos quando você dá 3B.

FoldvTurnCB

Aqui vamos saber quantas vezes nossos adversários estão dando fold em alguns spots em que damos raise pré flop, CB no flop, e disparamos mais uma vez. Isto é útil quando estamos blefando (obtendo vantagem de jogadores que dão ligth float com ranges pesados no turn) ou VB (obtendo vantagem de jogadores que raramente largam um par em um pote que continua a crescer). Novamente, voce pode usar também “CallvTurnCB” se você é um TAG e considerar em dar múltiplos barrels com KQ em um bordo Qxxx.

WTSD

Uma estatística que eu pessoalmente não mantenho no meu HUD, mas certamente tem uso. Se você vê alguém com um WTSD muito alta, então sabe que eles raramente largam mão de um simples par, e tendem a ficar apegados a mãos que consideram valiosa. Certifique-se de levar em conta o VPIP com esta estatística. Um 12/10 com WTSD de 25% não esta nem próximo de um 60/5 com 25% de WTSD. Um 12/10 tem um range bem mais forte quando joga os potes, e assim vai vencê-lo. Um 60/5 tem um range mais fraco, mas ainda tem um SD razoável, e assim, com mãos de valor mais fracas.

W$@SD

Outra estatística que eu pessoalmente não uso em tempo real. Esta nos diz quantas vezes eles ganham dinheiro quando chegam ao showdown. Isso é util para saber quantas vezes eles estão chegando ao ao SD com mãos fracas vs fortes. Esta estatística deve ser analisada com o WTSD em mente. Se você ver um18/12 com um WTSD de 16% e W$@SD de 60%, então você sabe que eles estão indo ao SD com mãos mais forte e normalmente liberando mãos marginais pelo caminho. Porém se enxergar um 42/17 com um WTSD de 34% e um W$@SD de 41%, então você deveria apenas considerar apenas fazer VB nesta pessoa e ocasionalmente considerar um blefe VB.

Avançadas:

Blind Specificas Fold & Resteal

Estou apenas começando a usar mais vezes em meu próprio jogo, e eles são super uteis quando o jogo se torna mais agressivo em termos de steal e resteal. Eu mantenho tanto o SB Steal & foldvsteal e o BB Resteal & Foldvsteal. Eu não preciso manter “Callvsteal” até porque 100-resteal-foldvsteal= callvssteal... e de novo, meu HUD é muito precioso para disperdiçar com coisas que posso calcular em 2 segundos. Mantenho ambas estatísticas até ajudar a saber quem eu deveria estar roubando, ou poderia considerar evitar, e ter um plano para manter o meu range de 4B equilibrado. Ele também me impede de ter que ir para o Pop-up consumindo um tempo que vai dizer “estou verificando suas estatísticas para considerar uma 4B ligth em você, por favor espere alguns segundos até obter mais informações sobre você”.

FoldvFlopCR

Certamente uma estatística importante para aqueles que lutam por potes. Eu sempre gosto de saber se alguém esta continuando com top set range quando eu for fazer um CR. Se forem eu posso certamente considerar fazer um CR em sua CB.

Isso também é util quando eu obtenho mãos grandes no flop. Digamos que eu obtenho um set, mas a sua FoldvFlopCR é de 85%. Então eu provavelmente não quero fazer CR nele pois vão foldar com muita frequência. Então talvez eu considere um check/call no flop e donk no turn. Ou considere check/call flop e CR turn. Novamente uma mudança de linha que eu nunca teria considerado ideal, a menos que eu tivesse informação disponível.

RiverCallWin%

Eu amo esta esta estatística. Ela me permite saber quantas vezes eles dão call no river. Agora eu não posso apenas usar esta estatística separadamente, mas eu devo tomar em consideração a mão inteira. Se eu pegar a linha donk (bet flop/check turn/ bet river) e sei que ele tem um baixo RiverCallWin%, então eu posso talvez considerar uma maybe bet quando estou fazendo VB. Eu também posso não blefar no river porque vão pagar muitas vezes.

Eu certamente posso relacionar esta estatística com WTSD e WS@SD. Se eu sei que eles estão indo ao SD muitas vezes e seu RiverCallWin% é muito baixo, então eu posso considerar fazer VB até a morte. Porém se a sua RiverCallWin% é alto, pode-se inferir que eles estão indo ao SD com as mãos mais fortes. Assim sendo provável que o jogador não de call em uma VB com um vasto range de mãos.

Pop-up:

Conforme você for fortificando com estatísticas e amostragem que começa a construir sobre certos jogadores você pode começar a usar pop-up para para obter informações mais detalhadas sobre seus adversários. O que eu verifico com mais frequencia:

EP PFR

Se eu ver que alguém é um 15/12 e dão raise UTG, eu não tenho uma ideia real do seu range de lá. Eu posso assumir que é tigth, mas há uma enorme diferença no meu jogo se um jogador tem um raise no UTG de 5% vs 11%. Olhar o pop-up pode me dar uma ideia maios exata de seu range em cada posição. Um maior EP PFR de um tigth implica que eles tem um range mais amplo e existe mais IO e um dar call pode ser menos ideal.



MP PFR

Mesmo conceito anterior.

3B% por posição

Se um jogador é 14/12 e tem um 3B de 3% não podemos saber dizer muito com isso. Mas se eu ver que esta pessoa tem um EP3B de 0%, MP3B de 1%, LP3B de 5% e Blinds3B de 7% eu posso começar a ter uma ideia de como eles estão dando 3B em geral. Então se esta pessoa esta dando 3B em meus steal eu posso ver que eles provavelmente estão fazendo isso com um fraco range mais frequente do que não e assim posso considerar entre 4B ou float pelo fato de ter mais informações.

3B + CB

Eu não mantenho esta estatística em meu HUD padrão, mas habitualmente verifico meu pop-up (mesmo antes de me decidir para um flat na 3B) para planejar ou não estou dando float em muitos flops, especialmente com pares medíocres. Se alguém esta dando muita 3B e não dando CB muitas vezes, eu posso dar float com maior liberdade quando ele der check. Se alguém esta dando muita 3B e dando CB 100%, então eu sei que posso dar float ou raise em muitas CB, quando eu perder. Novamente, mais informações só me ajudam a fazer jogadas melhores.

Call Open Raise

Esta é uma estatística que estou pensando em colocar no meu HUD. Ela me ajuda a colocar alguém em um range mais especifico quando dão call a meus open raises. Se eu ver que seu COR é de 5%, então eu sei que eles estão dando call em meus opem raises com pares (22-QQ). Se for maior eu posso ver que eles estão dando call cada vez mais amplos (que vai de SC, para BBs, etc).

Correlação:

As Stats podem ser úteis por si só, olhadas individualmente, mas se olharmos para elas em conjunto com outras stats, podemos obter uma imagem mais válida e perceber melhor o nosso adversário. Esta secção vai tratar da correlação de stats, que eu uso para ter uma melhor noção de ranges, tipos de jogadores e também definir um plano de ação para o resto da mão.

Diferencial entre VPIP & PFR:

Eu nao uso AF/AFq porque não me parece muito útil quando tento definir o perfil dum jogador. Mas, consigo ter uma boa noção da agressividade baseando-me neste diferencial (VPIP/PFR). Digamos que um jogador é 15/X. Se esse jogador tiver um diferencial pequeno posso então assumir que ele é mais agressivo. Eles entendem que open raising é melhor que open limping... provavelmente CB mais também e estão mais atentos às posições adaptando o seu jogo em função destas. Mas, se o diferencial é maior então posso assumir que é mais passivo. O jogador vai open limpar mais, fazer mais cold call e ser mais fit-or-fold post-flop. Este diferencial tem em consideração a teoria do momentum FR, e facilita-nos o trabalho quando tentamos traçar o perfil do adversário.

Notem no entanto que usei o termo "relativamente" frequentemente. Digamos que temos 2 jogadores. Um 12/10 e um 42/10. Ambos têm um PFR de 10, mas são jogadores muito diferentes devido ao diferencial VPIP/PFR.
Se tivermos um 14/10 e um 24/18, não podemos assumir que o 14/10 é mais agressivo por ter só 4 valores a separar o VPIP do PFR. Temos que olhar para isto de forma proporcional. Reparem também que o 24/18 vai ser mais agressivo de uma forma geral.

ATS & 3B

Olhemos para 2 jogadores. Um 15/12 com ATS: 35% e 3B: 4%. O outro é um 15/12 com ATS: 16% e 3B: 4%. Ambos têm o mesmo VPIP/PFR/3B mas o ATS é significativamente diferente. Que podemos concluir disto?
Bem, podemos assumir que o jogador com o maior ATS está mais atento às posições. Percebe que é melhor jogar mais mãos de LP do que de EP e por isso rouba mais. Mas vemos que têm o mesmo 3B%, então que podemos fazer disto?


Este conjunto de stats permite-nos perceber que estes 2 jogadores 3betam por razões diferentes. Digamos que toda a gente folda até nós que estamos no BTN, roubamos com T9s e a BB faz 3bet. Se ele é 15/12/35/4 então sabemos que ele entende as posições, percebeu que estamos a roubar e está a fazer resteal. Se ele for 15/12/16/4 será menos provável que esteja a fazer resteal. Faz 3bet porque a mão dele é forte. O range dele será provavelmente despolarizado ao contrário do 15/12/35/4. Estes jogadores deverão ser interpretados de forma diferente (4bet/flat call/fold).



ATS/Resteal & Foldv3B

Pessoalmente adoro esta porque facilita muito a minha vida pre-flop em situações de agressividade posicional. Pode parecer complicado ao início mas vai ficando mais fácil com o tempo. Esta correlação dá-me muitas vezes uma ideia de como é a Foldv4B deles. Isto é muito útil já que na maioria das vezes não temos uma amostragem suficientemente grande para que essa stat seja credível.

Por isso gosto de usar ATS, SBResteal e BBResteal para ver quantas vezes eles vão ser agressivos e fazer resteal contra mim. Se eles tiverem um ATS e Resteal alto então saberemos que entendem as posições e 3bet agressivamente contra steals. Agora consideremos um jogador 17/15 ATS: 42% SBresteal: 9% Fv3B: 72%. Roubo com 44 no BTN, ele 3B da SB e a BB da fold. Sei pelo ATS dele que ele entende as posições e que sabe que estou a roubar. O seu SBresteal diz-me que ele sabe fazer resteal e que deve estar a fazê-lo com um range polarizado. O seu Fv3B está acima de 70% e diz-me que ele é selectivo com as mãos que escolhe para continuar em potes maiores.


Podemos concluir disto tudo que o seu range de 3B é largo, polarizado, e que vai foldar muitas vezes para 4bet. Há geralmente uma forte correlação entre Fv3bet e Fv4bet e juntando a isto o facto de ele ter um range de resteal tão largo, 4betar aqui pode ser muito lucrativo. A partir daqui basta fazer um cálculo simples de O-Range vs Cont-Range para definir a relação perfeita de tamanho/frequência/hand range.


Limp/Call & FoldvCB

Adoro usar esta combinação de stats para isolar jogadores. Se vejo um jogador com um limp/call de 80% e FoldvCB de 80%, então podem ter a certeza que vou isolá-lo com ATC. Vou também aumentar o meu tamanho de open-raise porque sei que ele paga muito pre-flop e desiste facilmente post-flop. É como imprimir dinheiro e eu gosto de imprimir dinheiro!

Podemos também usar isto para outros tipos de jogadores. Consideremos um Limp/Call de 72% e um FoldvCB de 45%, sei que paga muito preflop mas nao desiste tão facilmente no flop. Devo então mudar de ideias em relação ao tamanho do Open_raise e mudar também o meu range já que não posso ficar à espera de um fold no flop. Mais um exemplo de como podemos fazer jogadas mais acertadas olhando para a correlação de stats.

FoldvCB & FoldvTurnCB

Como sou um jogador muito agressivo, estas stats tornam o jogo post-flop mais fácil. A correlação entre estas 2 stats facilitam a definição do plano de jogo 90x. Digamos que temos um jogador com FoldvCB: 40% e FoldvTurnCB: 90%. Isto significa que ele floata muito no flop mas só continua no Turn com o seu melhor range. Contra este jogador vou fazer muito double-barrel-bluff mas quase nunca vou betar flop e turn com mãos de tipo TP.

Podemos também usar isto para definir tamanhos de apostas por valor. EXemplo: Fazemos open_raise com 77 e um 20/10 3bet: 2% FoldvCB: 76% FoldvTurnCB: 33% paga em posição e o flop vem J73. Fazemos cBet e ele paga. O Turn é 3. Sabemos que ele folda muito para FlopCB, por isso quando continua tem uma mão forte. Vemos também que folda pouco para cBet no Turn. Podemos por isso betar mais forte, 85% do pote por exemplo, para extrair mais dinheiro. Se ele tivesse um foldvTurnCB de 75% então teria betado mais fraco para induzir um call com um range mais largo, ou até mesmo fazer ch/raise.

Conclusão.

Quando jogamos, devemos usar stats com as quais estamos à vontade e perceber também como as stats se interrelacionam entre si para tomarmos as melhores decisões. Muitas destas correlations sobre as quais tenho escrito, notei-as aquando das minhas session-reviews e análise de jogadores. São todas muito lógicas e tenho a certeza que me faltam descobrir ainda centenas. Tentem sempre procurar como usar stats diferentes para definir melhor o plano de jogo para a mão.
Espero que isto ajude muitos jogadores ainda inexperientes com stats e HUDs. Isto vai permitir-vos sair dos HUDs convencionais. Mais uma vez: o Poker é um jogo de informação, por isso recolham informação e processam-la o melhor possível para vos facilitar a vida e tornar o jogo mais lucrativo.

Cliffnotes:

HUDs são bons!
Escolham stats que mais adequam ao vosso estilo de jogo.
Algumas stats se correlacionam profundamente com outras e dão-nos muita informação.
Explorem correlações de stats quando fazem revisões de sessões.
Divirtam-se e Boa Sorte!

Fonte: COTW: Configuring Our HUD Stats (Tradução: sarvam, xtremelexx e RAimi, membros da pokerstrategy.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário