segunda-feira, 5 de setembro de 2011

9 Razões do Porque Você Nunca Vai Fazer Dinheiro Jogando Poker


Eu tenho certeza que alguns de vocês devem se perguntar o “Por que eu perco toda hora?”. Eu tive essa divina inspiração para escrever honestamente sobre o que eu vejo das pessoas que estragam suas chances de se tornarem jogadores vencedores de Poker. A maior parte é porque eles se negam a serem honestos com eles mesmos. - os bloqueios são totalmente mentais.

Eu realmente acredito que qualquer um pode se tornar um jogador de Poker sólido e viver disso, mas necessita de trabalho e DETERMINAÇÃO. Eu sei que alguns jogam pelo dinheiro e, aparentemente, é um forte motivo para eles. Quando eu comecei a jogar eu gostava de jogar Poker, mas também gostava de fazer dinheiro. Eu tinha essa mistura e isso me manteve interessado.

Hoje em dia quando jogo 8 mesas e meu único objetivo é fazer dinheiro, eu fico entediado. Não há paixão no jogo. Claro, eu ainda aprendo se eu me focar, mas eu prefiro jogar menos mesas e dessa maneira eu consigo ter leitura dos meus oponentes, eu posso me adaptar e eu posso jogar o verdadeiro Poker que é desafiador e divertido pra mim.

Por que então que alguns de vocês nunca se tornaram o jogadores que podem ser?

1. Se fazendo de Idiota

Você está constantemente se enganando? “Poker é sorte e esse patos não sabem o que estão fazendo”. Você sempre leva “bad beats” e é por isso que você não consegue ganhar no Poker. Isso lhe pareceu familiar? Se sim, então você está se fazendo de idiota.

Jogadores ruins são o que tornam possível ganhar no Poker, então você tem que adorar as bad beats. Porque quando as pessoas estão te dando suck outs, você estará fazendo dinheiro no longo prazo. Se você continuar então você vai ganhar, mas se você jogar mal e culpar a sorte então as possibilidades são de que você nunca vai fazer dinheiro jogando poker.

2. O Jogo do Ego

E sobre o ego, você entra em batalhas emocionais na mesa de Poker? Se você respondeu sim, então esse é mais um obstáculo no seu caminho para se tornar um excelente jogador de Poker.

Não pense que estou dizendo que você não tem chance de se tornar um jogador vencedor, mas se você é honesto com você mesmo e trabalha no seu jogo, você tem uma enorme chance de ser lucrativo.

Suas chances diminuem se você entra irritado na mesa de Poker. Você tem que se manter calmo e ser racional sobre como os outros jogadores estão jogando. Qual é a gama de mãos deles? Como você pode se adaptar? Se você só acredita que alguém está fazendo algo, então isso não é o suficiente. Você tem que ver alguns showdowns, você tem que ver a mão dele pra você ter uma boa noção de como ele joga.

Se você está pensando “Eu vou pegar esse cara porque ele me deu um suck out” ou coisa parecida, você está com problemas.

3. Não Colocando Tempo Suficiente

Você não pode esperar se tornar um jogador lucrativo se você não separar um tempo para estudar. O que é tempo suficiente? Eu só posso dizer quanto tempo eu levei antes de começar a ganhar.

Eu comecei por volta de 2004 e depois de 5-6 meses, eu estava fazendo aproximadamente $2,000 por mês. Durante esses 5-6 meses eu separava pelo menos 3-4 horas por dia lendo fóruns, enchendo o saco das pessoas com minhas perguntas e lendo todo livro que eu colocava as mãos.

Isso deve lhe dar uma noção do que pode ser. Lembre-se que esse foi o meu caminho, o seu possivelmente será bem diferente. O que é importante é que você separe um tempo e seja persistente. Os resultados virão se você continuar trabalhando no seu jogo.

4. Negligenciar um Coach e Ajuda

Eu conheço alguns jogares que culpam a má sorte e se lamentam de como estão numa running bad nos últimos 6-12 meses. Eu disse a eles para pegarem um coach ou me enviarem suas últimas 500 mãos para eu analisar, e sabe o que aconteceu?

Eles se negaram porque eles sabem que estão jogando mal. Por que você faria isso com você mesmo? O seu objetivo é se lamentar pro resto da vida?

Se você quer se tornar um vencedor você tem que estar disposto a mostrar seus erros para os coaches e outros jogadores para discutirem como você pode melhorar. Se você continuar perdendo você TEM que descobrir o PORQUÊ, pois só assim você pode progredir.

5. Tiltando e Jogando seu Dinheiro Fora

Você talvez seja um daqueles jogadores que joga muito bem até sofrer algumas bad beats. Então você começa a jogar fora alguns buy-ins e fica irritado porque você é um azarado. Adivinha? Você é tão sortudo quanto qualquer um, mas você está jogando seu dinheiro fora e não está mantendo seu autocontrole.

No fim das contas você é o responsável pelos seus resultados.

Aprenda a meditar, faça yoga ou qualquer coisa que te ajude a diminuir o tilt. Você pode começar por sair do jogo INSTANTANEAMENTE quando sentir um daqueles sintomas do tilt aparecer. Se você continuar, estará doando dinheiro. Evite fazer isso a todo custo!

6. Administração do Dinheiro

Você está constantemente jogando em limites onde você tem 2 buy-ins antes de quebrar? Então você tem um problema com a administração do seu dinheiro. Você tem que começar a fazer/seguir regras específicas e ter a certeza de que você nunca quebre, porque se você quebrar e fizer apostas sem noção, você não terá dinheiro para jogar (bem óbvio né?).

Comece por ter pelo menos 20 buy-ins pro limite que você joga, preferencialmente 30 buy-ins.Então se você joga $0.5/$1.00 No-Limit Hold’em você precisa de $3,000, se você está seguindo a regra de 30 buy-ins e quando você tiver menos de $3,000 (mesmo se for $2,999) você precisa descer para $0,25/$0,50 para voltar a ter 31 buy-ins para jogar $0,5/$1,00.

7. Seleção de Jogo

Isso geralmente não é problema pros jogadores iniciantes já que o jogo nos limites micro ou low stakes é bem tranqüilo, significando que você quase nunca vai usar uma seleção de mesas/jogo. Mas quando você chega nos limites $1/$2 No-Limit Hold’em você precisa começar a ser cauteloso. Isso significa sair das mesas que estão ruins (você não vai fazer nenhum lucro jogando nelas) ou não jogando quando as mesas estão ruins.

É tentador ficar na mesa quando você está perdendo, mas isso só vai te atrasar se você quer fazer dinheiro. Especifique um stop-loss, se você perder 3 buy-ins você pára de jogar até recuperar a calma.

E quando você está ganhando você deveria jogar sessões longas porque sua imagem na mesa está a seu favor, o que fará você ganhar mais potes facilmente. Por outro lado, quando você está com uma imagem ruim os outros jogadores vão te atacar mais e começarão a te blefar mais, assim diminuindo sua win rate. Se o jogo ficou ruim você pode ser um perdedor por essa sessãopelo seu fraco julgamento, sua imagem na mesa e perfil da mesa.

8. Subestimar os Oponentes

Isso deveria estar na categoria do Ego, mas decidi dar a isso seu espaço especial. Isso é muito comum nos jogos online de hoje, onde jogadores são paranóicos e pensam que você está fazendo um blefe neles, então eles vão começar a te pagar bem loose. E isso meio que funciona contra os jogadores ruins e agressivos, porque eles blefam muito e são muito paranóicos sobre alguém tentar passar um blefe neles.

Se você colocar um desses jogadores paranóicos contra um bom jogador que pensa, ele será esmagado, porque o bom jogador vai se adaptar no quão loose o outro é.
Essa é outra razão porque você deve jogar um Poker tight e sólido nos dias de hoje, e quando você aprender coisas novas vai adicionando no seu jogo. Você não quer, e eu repito, NÃO QUER começar a jogar todas as mãos especulativas como 97s fora de posição, porque você pensa que você pode ser melhor que os outros jogadores.
Evite ser o jogador que joga várias mãos porque acha que pode jogar com qualquer um, assim tornando a mão lucrativa.

9. Fracasso em se Adaptar

Você não pode jogar um jogo mecânico se você quer ganhar um dinheiro decente jogando Poker. Poker é sobre pessoas e isso quer dizer que você tem que se adaptar para ser capaz de ganhar.

Se alguém está jogando muito loose você se adapta, por exemplo, fazendo mais apostas por valor. Você precisa aprender a se adaptar aos vários estilos de jogadores, e esse conhecimento (ou deveria dizer sabedoria) vem principalmente da experiência e parcialmente de ter alguém para discutir esses conceitos.

Espero que esse texto te ajude a perceber se você tem alguma falha no seu jogo e te impulsione a consertá-los. Porque se você não enxerga os seus erros, como é que você se livrará deles? Mágica? Possível, mas improvável.

Artigo originalmente publicado no site The Poker How To e traduzido pelo usuário GBllack do Fórum MaisEV
Nota: Artigo retirado do site http://www.querosershark.com - Talvez de grande utilidade pra mim e para muitos outros jogadores..

Um comentário:

  1. Bom post!!

    Já te adicionei ao meu blogrol, adiciona também: http://luisribas69.blogspot.com/

    V num post anterior que a PS ñ está a ser amiga!!!

    Se te interessar deal na Ipoker que garante 60% + extras, adiciona no MSN/Facebook: luisribas69@hotmail.com ou Skype: luisribas.

    Abraço!!

    ResponderExcluir