quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Move up to NL50 por Eduardo Amendola

Segue abaixo um post retirado do blog http://cash6max.blogspot.com/ do Eduardo Amendola, excelente jogador de cash 6 max. Suas observações são bastante interessantes, por isso resolvi postar aqui com a sua autorização.

Fala galera, tudo beleza?

    Fazia algum tempo que eu estava sem postar, pois minha rotina tem sido muito puxada ultimamente e estava sem tempo. Desculpem.

    Este post veio com uma novidade que me deixou muito feliz. Finalmente fui capaz de bater a NL25 e consegui fazer o move-up para NL50! YES!!

    Eis o grafico geral de todas as maos que joguei na NL25 nos ultimos 2 meses:



    Joguei 56319 hands e consegui finalmente manter uma consistencia apos andar para os lados por alguns momentos. Vou falar sobre os pontos-chave que mudei em meu jogo e que me fizeram sair de um vencedor mediocre para um vencedor solido:


  • 3bet light: Esse eh um ponto extremamente importante no jogo e eh preciso ser usado com frequencia, FATO! Foi preciso aprender a 3betar light os regulars que foldam bastante pra 3bet e comecar a soltar mais meu jogo. Eh surpreendente como existem regulares que tem um steal alto de uns 45% mas um fold pra 3bet de 70% (WTF?). Todos estao la, pedindo para ser 3betados, eh soh aproveitar os spots e BOOM, puxa 5 big blinds pra ca. O lance mais importante nao eh somente 3betar, mas tambem aprender a reagir quando os caras passam a te pagar mais ou a te 4betar. Esse eh um assunto bem extenso, mas resumidamente eh preciso manter seu range de 3bet somente com hands de valor e retirar as maos lixo. O oponente acha que aprendeu a revidar enquanto nós ajustamos nosso jogo.

  • Adaptacao a cada jogador: Cada simples stat do HM nao está la a toa. Elas devem ser aproveitadas, cada informacao pode mudar completamente a maneira como vc pretende jogar a mao, seja por valor ou por blefe. Situacoes standard de cbet passam a nao ser standard em muitos casos, assim como cbets impensaveis passam a ser lucrativas em outros casos. Eh tudo uma questao de adaptacao. Manter os olhos bem abertos em cada uma das stats me fez progredir demais.

  • Padroes de aposta: Detectar os diferentes padroes de aposta de cada oponente foi crucial. Entender qual linha o cara adota quando apostar por valor, ou quando aposta com maos que ele pode foldar, eh essencial. Nao existem regras gerais, tudo eh unico. Um limp (que eh uma jogada bem donkey muitas vezes) pode ser a melhor jogada em algumas situacoes, um check behind no turn com TPTK para induzir um blefe de um oponente que tem um AF altissimo no river tb pode ser a melhor maneira de extrair algumas vezes inves do 2nd barrel, um mini-raise pode ser a melhor maneira de induzir um shove, etc. Tudo tem que ser analisado minuciosamente
 
  • Defesa de blinds: Tecnicas de defesa de blind nao sao muito divulgadas ou discutidas nos cash games pelos videos por ai. Acho isso bizarro, ja que eh um ponto crucial do jogo. Eu identifiquei 3 maneiras de defender meus blinds e vou compartilha-las com vcs. A primeira maneira eh 3betando (easy), simplesmente 3bet light quando o oponente folda bastante pra 3bet e tem um steal alto. Porem isso chama muita atencao nas mesas e alguns jogadores comecam a reparar e passam a te odiar. Cheguei a fazer tanto isso que teve vezes que eu sentava nas mesas e os regs ja comecavam a me xingar no chat mesmo antes de jogar. Assim sendo, a segunda maneira eh dar call mais light e sair donk betando flop quando o oponente tem um fold vs donk bet alto (acima de 50% ja eh ok). A terceira maneira (e minha preferida ultimamente) eh dar call pf e ir de check-raise no flop quando o oponente possui um cbet flop alto (70%+). Isso funciona muito bem em quase todas as texturas de flop. Intercalando entre essas 3 estrategias, consegui fazer meu prejuizo nos blinds cair drasticamente. Meu proprio coach elogiou muito.

  • Aumento de range em posicao: Eu era bem tight ateh a NL20, pois jogava algo como 16/12. Porem na NL25 isso eh um erro fatal. Ninguem me dava action quando eu tinha maos grandes, ja que eu jogava com o topo do meu range. Mudei isso e passei a jogar 19/16, nossa, que diferenca! Meu pos flop evoluiu MUITO e eu passei a me garantir mais ao dar cold call em posicao com maos nao tao boas, confiante de minha capacidade pos flop. Claro, minha habilidade pos flop ainda esta LONGE de ser realmente boa, mas houveram melhoras. O mais importante eh ter uma boa ideia do vilao no pos flop para passar a dar call em posicao para explora-lo. Fiz muito floating e alguns hero calls excelentes, confiante de minha leitura. Muitos jogadores sao faceis de ler e basta encontrar os spots certos para explorar os seus erros pos flop.

  • Controle de tilt: Este talvez seja o principal ponto. O tilt destroi a qualidade do jogo de qualquer jogador, ainda mais jogadores marginais como eu. Depois de algum tempo, simplesmente passei a nao tiltar mais, a experiencia me mostrou que nao existe motivo para isso. Eh claro que fico puto quando tomo 4 outs no river, mas a verdade eh que deixar se influenciar por isso eh algo INFANTIL e BANAL. Isso eh um jogo, este tipo de coisa vai acontecer e vc nao tem controle sobre as cartas que vao sair. Sempre fique feliz por ter tomado um bad beat, pois isso significa que fez a jogada certa.

  • Thin value: Essa eh uma jogada intermediaria que eu vejo que quase nunca eh aproveitada. Muitas vezes o thin value eh a melhor opcao quando vc tem um 2nd pair no river por exemplo. Essa jogada eh lucrativa em todos os sentidos. Pois irá fazer sua red line subir quando o oponente foldar, e tb ira fazer sua blue line subir quando o cara pagar com um terceiro par que possui odds irresistiveis. Pense nisso. 
Basicamente com essas alteracoes, sai de um ptbb de 2 para um ptbb de 4,76. Nada mal! Isso era uma coisa que eu achava muito improvavel conseguir a 1 mes atras, e depois de bastante dedicacao, alcancei este objetivo. Eis meu grafico somente do ultimo mes:


Fiquei muito feliz com meu resultado e com os elogios do meu coach. Finalmente ganhei a confianca (e a aprovacao) para encarar a NL50. Fiz uma sessao hoje na NL50 e achei o jogo bem diferente, bem mais agressivo, cbet flop nao passa, 3bet eh paga com frequencia, 4bet vindo dos regulars eh razoavelmente standard. Agora o jogo realmente comeca a ficar muito interessante. Agora fica a questao: sera que conseguirei fazer meus oponentes serem spewy sem me tornar spewy? Virou jogo de gente grande isso aqui.
Sinto que tenho muito o que evoluir para me sentir confortavel na NL50, muito MESMO! Vou lutar para isso, vou estudar, vou ser bem auto-critico, tentar analisar cada minimo detalhe para cada situacao. Agora a brincadeira ficou seria e vou me esforcar para alcancar na NL50 a mesma confianca que tenho hj para jogar a NL25.
Eh sensacional ver a nossa evolucao, e eh impressionante como a cada dia que passa eu gosto mais e mais desse jogo.
Um grande abraco a todos os que leem o blog. Muito obrigado pelos comments.

EduAmendola

2 comentários:

  1. Junior, muito obrigado por publicar meu post. Se tiver algo que eu possa ajudar, nao exite em me contatar.

    um abraco!

    ResponderExcluir