segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Preconceito Implícito e que amputa


É noite de sexta feira. Formação pedagógica para professores da Educação de Jovens e Adultos. Entre os presentes, a formadora e vários professores de diferentes disciplinas. Vários assuntos e técnicas de ensino são tratados. Eu e mais um colega somos convidados a dar uma aula de matemática, assim como duas professoras de Cidadania se não me falhe a memória.
Após as aulas, a formadora comenta: "Veja como a aula de Cidadania dá um debate muito mais amplo, enquanto que a aula de matemática é muito mais direta e objetiva." E então eu resolvo comentar: "Realmente professora, os assuntos de matemática no Ensino Fundamental e Médio são muito objetivos e precisos do que os assuntos de Cidadania, que são muito mais subjetivos, mas esses mesmos assuntos de matemática tratados no ensino básico se tornam muito mais subjetivos e complexos quando estudados no ensino superior, de forma que é impossível se ter o domínio de todo o conhecimento sobre esses pequenos temas das aulas de Matemática.." Nisto, a professora de Cidadania emenda: - Porque se vocês forem estudar esses assuntos todos, vocês endoidam!
Obviamente depois desta sua brilhante conclusão, ela teve de me ouvir calada por alguns minutos e realmente não abriu a boca..
No entanto este tipo de comentário é mais comum do que incomum.. e também não surpreende por ter vindo de uma professora que não é professora de matemática..
O professor de matemática além das péssimas condições de trabalho que todo professor neste país enfrenta, também tem que lutar contra o preconceito que abarca esta disciplina, construída ao longo das últimas décadas, e alimentada por pessoas mal esclarecidas e intencionadas, entre elas, maus professores (de matemática ou não), maus pedagogos (a maioria) e criada também pelo mito criado sobre aquele que gosta de estudar matemática, que sempre é visto como um super-dotado ou louco.
A consequência disto é que os alunos já chegam às escolas sabendo-se incapazes de fazer matemática.. olhando para seu professor de matemática como um carrasco e enxergando a disciplina como um obstáculo em sua vida..
No entanto, sabemos que o objetivo da escola é unica e exclusivamente libertar os alunos para que estes possam descobrir que são sujeitos de mudança.. que eles não precisam aceitar serem subjulgados.. que eles podem lutar contra aquilo que lhes oprimem e a favor do que amam, mas para isto, eles tem que ter o mínimo de conhecimento sobre o que permeia sua sociedade, e para isto, o mínimo realmente, se dá quando este pode ler, escrever, interpretar e identificar formas, padrões e quantificar as informações.. aí é que está a grande importância da Matemática e da língua materna. 
Todas as disciplinas são de valor incalculável para qualquer aluno e este deve valorizá-las ao máximo, mas nenhuma pessoa pode se reconhecer um cidadão se não souber fazer uso das palavras e dos números.. porque até os animais menos complexos, como as abelhas, caracois, sabem se comunicar, identificar padrões, quantificar informações e fazer uso da memória.. porque os seres humanos não conseguem? Porque não querem ou porque lhes imporam que não são capazes disto..
Ainda pior, é saber que existem diversos pedagogos, defensores messiânicos de Paulo Freire que  super valorizam a escrita, a leitura e os conceitos humanos (e estão totalmente corretos!), mas renegam, desvalorizam e agem com desdém para com a matemática básica, o que de certa forma aumenta ainda mais o índice de inimizade dos alunos com relações às matérias que tratam dos números e das formas. Inclusive na universidade onde estudei essa "richa" é tão clara que chega a ser motivo de piada e de ameaças por parte de alunos de matemática que por um motivo ou outro entram em desacordo com a coordenação do curso e ameaçam levar o problema até o "prédio da Educação", centro do curso de pedagogia..
Além de existirem também aqueles pedagodos e professores de Didática que acreditam que é mais importante saber "passar o conteúdo" do que dominar o conteúdo. E como reflexo, temos professores de Português dando aula de Matemática, professores de Filosofia dando aula de Física e uma Educação há anos falida e renegada à vergonha. Mas com o Ideb cada dia mais alto!!

FJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário