segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dicas para iniciantes por André Dexx


Tenho recebido muitos e-mails de pessoas interessadas pelo poker e que estão perdidas diante dos jogos cada vez mais difíceis e de tanta informação perdida pela internet.
Existe muito conteúdo desatualizado e pouco didático. Então é a hora de revolucionar!

Acho que daria pra fazer tranquilamente um guia para iniciantes todo ano tendo o fluxo de informações que temos na internet e com a velocidade que o nosso joguinho muda.
Pra você ter uma idéia, o que um jogador de NL10 que está fazendo o move up pra NL25 tem de conhecimento hoje é o que nem um dos jogadores da NL1000 ou NL10000 sabiam de 3 a 5 anos atrás. Isso tudo devido ao boom de informações que tivemos com as escolas de poker, coachs(instrutores de poker), artigos sem fim e livros de centenas de profissionais.

Eu até penso em futuramente fazer um guia com minha didática, mas enquanto isso não acontece eu vou mencionar os melhores lugares pra você iniciante evoluir o mais rápido possível! Mas de antemão eu já digo que você terá que ralar bastante para conseguir virar um profissional de poker online em cash game. 

Eu tenho a sensação de que o poker evoluiu tanto que se fosse pra fazer uma analogia eu diria que para realmente virar profissional  de poker é necessário tanta experiência quanto de uma faculdade para ai sim entrar no mercado de trabalho e ser um profissional bem sucedido.

Se vocês compreenderem e amadurecerem todo o conteúdo que eu indico, vocês poderão sentar-se a qualquer mesa de poker live(ao vivo) e fazer dinheiro já que a maioria desses jogadores estão jogando por lazer. Você também jogará praticamente de igual para igual com os profissionais, pois ambos terão pouca  informação na mesa  e também o mesmo objetivo, que é extrair o máximo dos jogadores fracos da mesa.

Mas se você quiser realmente virar um profissional de ponta e quer se dedicar ao poker online esse é só o começo de uma jornada infinita! Eu diria que isso é o básico, mas é necessário.

Tudo o que eu vou mostrar a partir de agora tem por base a experiência que eu tive já há bastante tempo ensinando jogadores de poker. Agora vamos falar do que realmente funciona começando pelo jogador que não sabe nem as regras até os jogadores que querem avançar mais nos fundamentos.

1 -  vamos as Regras do poker, que são informações para os primeiros passos, para pessoas que não sabem nem pra onde corre o baralho:  O meu amigo André Akkari vai fazer uma série de vídeos pra esse grande público e sem dúvida acredito que terá grande qualidade. Uma otima escolha nessa fase também é o livro do Leo Bello, ''Aprendendo a jogar poker''.

2 -  Pro jogador que já sabe as regras e quer compreender melhor os fundamentos: Aconselho fortemente o livro The theory of poker do Sklansky, por sua forma didática ensinando a matemática básica do poker e familiarizando o jogador com o universo. Esse será o único livro que indico na fase inicial de um jogador depois que você sabe as regras. Uma observação que eu faço também  pro os jogador iniciante é pra não perder seu tempo lendo toneladas de livros de poker. A imensa maioria desses livros não vão te ajudar a chegar ao objetivo que você quer.
Obs: Pegue alguma dessas promoções como por exemplo a do poker strategy para ganhar 50$ e comece seu bankroll com esse dinheiro. Foi assim que eu comecei e é assim que a maioria das pessoas que são profissionais hoje começaram.

3 - pro jogador que já entende mais ou menos os fundamentos mas acham que já está na hora de ir mais a fundo:  Aconselho o famoso ‘’Megapost’’ escrito por ‘fees’ e também o guia para 6handed cash game low stakes escrito por Ryan Fee que ainda podem ajudar a muitos iniciantes. Vocês acham gratuitamente pela internet. É importante que o jogador nessa fase comece a usar o holdem manager ( programa de estatística que auxilia o jogador) aprendendo a usar as estatísticas e aumentando a quantidade de estastíticas do HUD conforme for subindo de limites de acordo com suas necessidades, e revendo  suas sessões.
  OBS: Aconselho conforme for lendo ir jogando um pouco até porque a prática é muito importante no aprendizado.

4 -  Pro jogador que já leu algum conteúdo e já praticou razoavelmente o jogo:  eu indico o tvpokerpro, que  disponibiliza muitos vídeos de qualidade.
Obs: Já comecei a fazer uma série de vídeos chamada ‘’ fundamentos do poker’’ e pode ter certeza que será muito útil para esses jogadores que querem saber a fundo os fundamentos. Em breve estará no ar!

5  – Um dos maiores avanços que o jogador pode dar na evolução do seu jogo é participar de uma comunidade de poker. A comunidade que eu indico é o Maisev que é o maior fórum de poker do Brasil e que reúne com toda certeza os melhores jogadores de poker do país.  Também temos a maior comunidade/fórum de poker do mundo twoplustwo que tem um maior volume de informação e com certeza pra quem sabe inglês vai ser muito útil. A dica que eu dou é que você poste todas as dúvidas de mãos no fórum.
Obs: Aconselho fazer um grupo de estudo com alguns jogadores que também querem levar o poker a sério.

6  – Depois dessa jornada, você terá um amadurecimento com o poker que valerá a pena contratar um coach ou fazer algum tipo de acordo com um jogador profissional pra te dar aulas.  Será uma evolução enorme no seu jogo, já que este jogador encontrará seus leaks(erros) com muita facilidade.

Vou encerrar este post falando um pouco das coisas que o jogador tem que ter em mente.
Acho muito importante que se a pessoa se propuser a trilhar o caminho para virar profissional não largue seu emprego ou qualquer fonte de renda achando que vai ganhar dinheiro da noite para o dia. É interessante experimentar e conhecer muito mais o jogo antes de tomar esta decisão.
Também é importante que o iniciante respeite o controle de bankroll, perceba como reage aos tilts, estude e pratique muito! 

Existem pessoas que se tornaram profissionais e acabaram ganhando dinheiro muito rápido, e existem os que estão parados a um bom tempo em limites baixos e intermediários.
Mergulhe fundo se quiser ter algum resultado!

Abraço a todos e boa jornada!
André Dexx

Nenhum comentário:

Postar um comentário